Carta ao meu professor Heitor

Querido Heitor,

os números sempre foram meus inimigos, mas lembro até hoje quando estava cabisbaixa por simplesmente não conseguir estudar pelo tdah e me concentrar numa lista de exercícios. Você parou com sua bolsinha de carrinho, observou meu desespero e falou: “Às vezes a gente só não é tão bom numa coisa e não consegue aprender rápido andresa, fecha esse caderno e pega um livro você é sempre uma boa leitora nas minhas aulas” sempre pensei que você não reparasse em mim caladinha e sentada sempre com um livrinho na bolsa, pronta para terminar e escrever resenha pro meu antigo bloguinho O Antes dos dezesseis. Minha matéria de matemática era cheia de anotações. Nas provas até tentava passar e aprender algo, mas logo desistia e sempre passava nas finais por me obrigar a estudar com medo de reprovar.

O ensino médio pode ser destruidor se você não tem bons mestres para se espelhar, felizmente tive você que me ensinou que eu não era meu problema de concentração, que a literatura poderia me salvar dos pequenos infernos que minha mente me causava. Me ensinou a fazer um foguete, realizou uma competição entre os alunos das turmas que se tornou o momento favorito de todos os seus alunos do primeiro ano. Não existia ninguém que não tinha vontade de estar nas suas aulas de física, pois apesar de não ser sua área eram tão boas pelo seu esforço que aprendêssemos as leis de newton e com seus macetes para as fórmulas serem mais simples e engraçadas.

A maneira como falava da sua filha para nós e tratava todos como se fossem seus filhos também. Ensinou a todos do 1 C que poderíamos deixar de ser a pior turma da escola, existia mais possibilidades do que as predestinadas a alunos de idades disfuncionais e deslocados na escola.

O céu ontem tinha uma estrela brilhosa e que convidou as outras a serem tão lindas, bonitas e emocionantes quando sua passagem por aqui.

com amor e saudades,

Andresa.

Heitor foi professor no EREM Trajano de Mendonça (2013–2015), minha escola no ensino médio e faleceu vítima do (Covid-19) ontem após uma intensa batalha na UTI.

22 | Estudante de Jornalismo & Booktuber http://escritoselivros.com

22 | Estudante de Jornalismo & Booktuber http://escritoselivros.com