Andresa Costa
2 min readMay 19, 2022

--

Foto: acervo pessoal, Igreja do Nosso Senhor do Bonfim em Salvador, Bahia.

Sinto você comigo até aqui em Salvador | Carta a vovô entre viagens #01

Leia ouvindo: Baianidade Nagô — Anavitória

Querido vovô, Salvador é lindo demais e tem toda aquela energia que só eu e você compartilharíamos juntos. Essa viagem tem sido muito sobre cura e recomeços, sua ausência fisicamente já não me machuca mais, pois sei que espiritualmente nunca me sinto só, nos melhores e piores momentos, sinto você comigo. As últimas duas semanas tem sido a definição de caos, confusão e gritaria.

Queria tanto um conselho seu ou só um abraço mesmo, mas essa é uma das partes mais difíceis de ser adulta não dá pra ignorar meio mundo e sair fazendo escolhas aleatórias sem pensar ou esperar que um abraço resolva. Em muitos momentos dos últimos dias eu só quis acabar com tudo mesmo e deitar na minha cama, chorar e fingir que aquilo não estava acontecendo.

Endurecer sem perder a ternura nunca fez tanto sentido, mas Che nunca me disse que a revolução dentro de si mesmo é muito mais dolorida do que a construção de processo coletivo.

Por isso continuo acreditando que a coletividade das relações é o que nos afeta, constrói e move diariamente.

Sem os meus amigos nos últimos dias não conseguiria nem caminhar.

Dia vinte e cinco foi tão difícil e ainda não consegui nem comemorar com os meus amigos o meu aniversário, mas fiz isso sozinha indo aquele festival e nossa sinto que foi a maior manifestação da minha espiritualidade ter ido com medo mesmo em busca de algo maior que eu.

A melhor experiência que a vida pode me proporcionar nos últimos dias foi e ainda é o mergulho dentro do meu próprio afeto. Me dar a compreensão de que a afetividade que construí comigo mesma é mais forte do que qualquer outra coisa deixa a minha espiritualidade aflorada o suficiente para me deixar fazer escolhas doloridas, mas não cair quando as faço, e, sim entender a potencialidade dos laços, términos e ciclos.

O mercúrio retrogrado e eclipse realmente me pegaram, mas nada que uma reza não tenha resolvido. Roma foi te fazer companhia em outro plano ao lado de Shay, vocês três tem almas mais bonitas que tive o prazer de conhecer, sinto que esse plano espiritual não cabia a luz de vocês mais, de fato as suas missões foram compridas.

Que os guias permitam que vocês tenham a paz eterna e boas reencarnações, a vida após a morte ainda pode parecer um mistério, mas suas almas ainda refletem nas estrelas.

Com amor, Andresa.

--

--

Andresa Costa

comunicadora popular, fotojornalista e escrevo certezas com giz de cera. https://www.instagram.com/andcph/